Conhecida como cárie de mamadeira ou cárie do bebê, o problema que afeta muitas crianças como resultado da não higienização ou realizada de forma incorreta e falta de bons hábitos alimentares. Este segundo está associado por exemplo ao uso do leite adoçado na mamadeira e a não realizar a higiene bucal dos pequenos depois de consumir o açúcar e antes de dormir.
A odontopediatra da Calgaro, Dra. Camila Rückl explica: “Durante o sono, a salivação diminui, o que aumenta a proliferação de bactérias responsáveis pela cárie e demais infecções bucais”.
Para evitar essas cáries é importante que não seja adicionado açúcar ao leite nas mamadeiras, também evitar que a criança durma logo após de mamar. É necessário escovar os dentinhos depois de cada mamada. Com o tempo, ela deve ser substituída por líquidos em copos, mas os bons hábitos de higiene bucal devem permanecer conforme orientação do dentista.
Consulte seu regularmente seu Odontopediatra Calgaro e entenda melhor como prevenir este tipo de problema e manter saúde bucal das crianças.